MP Mapa Contabilidade

Notícias

Quais são as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

Está pensando em abrir uma empresa e tem dúvida sobre a parte contábil do negócio? Vamos tirar as suas principais dúvidas!

Autor: Fernanda BeloFonte: A Autora

<h1>Contabilidade para empresas: dicas para atender às obrigatoriedades fiscais</h1>

É fato: toda empresa deve seguir uma série de obrigações fiscais. Por isso, é importante saber que ter uma empresa vai além das responsabilidades de vendas. É necessário que o gestor se preocupe também com a contabilidade do negócio.

Se você não quer ter problemas no futuro, é essencial que você deixe o seu negócio com as regularizações em dia e, para isso, você precisa de uma boa contabilidade.

Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos um guia completo sobre as obrigações fiscais, com dicas importantes para facilitar o processo no seu empreendimento.

Boa leitura!

<h2>O que são as obrigatoriedades fiscais?</h2>

As obrigações fiscais são as principais questões relacionadas ao pagamento de impostos dentro de uma empresa. Elas são fundamentais para qualquer negócio se manter dentro da lei e evitar problemas, caso haja alguma fiscalização rigorosa. Se você quer que o seu negócio esteja de acordo com o Fisco, é fundamental que você cumpra algumas obrigações. Dentre elas, estão:

<h3>Formalizar a empresa</h3>

Antes mesmo de abrir uma empresa, qualquer empreendedor deve atentar-se às questões referentes à formalização do seu negócio, que envolvem:

· Definir a natureza jurídica, o regime tributário e a atividade econômica (CNAE);

· Celebrar um Contrato Social;

· Fazer o registro no órgão competente;

· Criar um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;

· Obter um alvará de funcionamento;

· Registrar o negócio na Previdência Social; e

· Obter autorização para emissão de notas fiscais.

Essas são apenas algumas das principais tarefas. Formalizar uma empresa exige o cumprimento de uma série de obrigações fundamentais.

<h3>Manter livro contábil</h3>

Entende-se por livros contábeis os registros de operações correspondentes aos negócios da empresa, ou seja, informações contábeis referentes ao histórico do empreendimento, como também sua situação atual.

Alguns dos principais livros contábeis são:

· Livro Diário;

· Livro Razão;

· Livro Caixa;

· Livro Inventário; e

· Livro Registro de Duplicatas.

<h3>Apresentar demonstrações contábeis</h3>

As demonstrações contábeis de uma empresa explicam qual é a situação financeira e patrimonial do negócio. Elas devem ser apresentadas a governo, sócios, investidores e bancos, além de servirem como uma base de orientação para os gestores verificarem como anda a situação da empresa.

<h3>Realizar declaração de Impostos</h3>

A declaração de impostos de renda de uma empresa pode fazer com que o gestor tenha muitas dúvidas inicialmente. Mas se trata de um processo simples e necessário para manter a empresa organizada e dentro da lei.

<h3>Emitir nota fiscal</h3>

Emitir notas fiscais é obrigatório para todas as empresas, independente do segmento. Todos os serviços prestados e todas as mercadorias vendidas devem ter notas fiscais.

<h3>Declarar recolhimento de impostos</h3>

Essa é uma forma de comprovar ao governo que a empresa recolheu os impostos. Existem diversos tipos de declarações, que variam de acordo com o enquadramento jurídico do negócio.

<h3>Pagar tributos</h3>

O pagamento de tributos é obrigatório para todas as empresas. Entre eles, estão:

· ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;

· ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;

· IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados;

· INSS – Instituto Nacional do Seguro Social;

· PIS – Programa de Integração Social;

· COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social; e

· IRPJ – Imposto de Renda para Pessoa Jurídica.

<h2>Importância de cumprir as obrigações contábeis e fiscais</h2>

Inicialmente, pode parecer que se trata de um processo complexo, mas a contabilidade para empresas pode – e deve – ser uma realidade dentro de qualquer negócio.

A importância de cumprir as obrigações contábeis e fiscais de uma empresa está no fato de que essas são maneiras legais de manter o seu negócio dentro dos trilhos – e a caminho do sucesso.

É por meio das obrigações fiscais que os órgãos competentes, como o Fisco, conseguem informações de pagamentos de tributos, tornando a sua empresa regulamentada e bem-vista diante do mercado.

<h2>Dicas para cumprir as obrigatoriedades fiscais e contábeis</h2>

Agora que você já conhece quais são as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a tornar esse processo mais fácil e prático!

<h3>1. Trabalhe com organização</h3>

Uma boa organização reflete em tudo. Se sua empresa é bem organizada, com documentos importantes guardados em locais estratégicos e com todos os dados bem definidos, é muito mais fácil realizar as atividades referentes à contabilidade da sua empresa.

<h3>2. Use documentos digitalizados</h3>

Uma excelente dica que tem tudo a ver com organização é a digitalização de documentos importantes para a empresa.

Quando você guarda os documentos online, não há riscos de perdê-los fisicamente, e você sempre saberá onde eles estão.

Para tornar o processo mais organizado ainda, você pode dividir esses documentos em pastas, de acordo com a importância de cada um, tendo acesso sempre que precisar.

<h3>3. Siga um calendário tributário</h3>

Estar atento ao calendário tributário é fundamental para que a contabilidade da sua empresa esteja em dia.

Baixe um calendário online e crie alertas no seu e-mail. Assim você ficará preparado para datas importantes que estão chegando.

<h3>4. Sempre emita notas fiscais</h3>

Acima, você aprendeu que a emissão de notas fiscais é obrigatória para todo tipo de negócio, para que o comprador tenha a seguridade do produto que comprou, como também para o vendedor poder organizar as vendas.

Sendo assim, é fundamental que em toda venda sejam emitidas notas fiscais, para que você possa controlar as ações do seu próprio negócio.

<h3>5. Ter profissionais que dominam essas obrigações</h3>

Contratar profissionais especializados é uma excelente alternativa para facilitar o seu trabalho, no que diz respeito à contabilidade do seu negócio.

Entre em contato com um escritório de contabilidade e torne a sua empresa mais organizada e otimizada!

Esperamos que o post de hoje tenha esclarecido as suas principais dúvidas referentes ao tema, mas, se você ficou com alguma questão, é só deixar nos comentários que nós te ajudaremos!

Últimas Notícias

  • Empresariais
  • Técnicas
  • Estaduais
  • Artigos
  • Melhores

Agenda Tributária

Período: Maio/2021
D S T Q Q S S
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Cotação Dólar